Jogos

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Jogos a partir de 13 anos.

 
JOGO 18: APRENDENDO COM A ZOOLOGIA
Faixa etária: A partir de 15 anos (adaptado para o ensino médio).
Participantes: duplas de 2 a 6 e uma pessoa que será o monitor que conduzirá as regras do jogo.
Peças: 1 tabuleiro, 6 pinos coloridos, 2 dados, 115 cartas (30 sobre invertebrados, 30 de vertebrados, 30 de conhecimentos gerais, 15 de mímica ou desenho, 10 de atenção).
Estratégia: em cada rodada as duplas responderão às questões feitas pelo monitor do jogo. Se o jogador acertar a pergunta, ele andará a mesma quantidade de casas que tirou nos dados da jogada anterior. Se o jogador errar, continua no mesmo local e espera a próxima rodada. Ganha aquele que chegar primeiro ao final.
Tema: Zoologia geral Voltar para o topo
JOGO 51: CORRIDA DO REFLORESTAMENTO
Faixa Etária: A partir de 14 anos
Participantes: 4
Peças: 1 manual, 308 cartas, 2 dados, 4 mini-tabuleiros e manual
Estratégia: É um jogo de corrida que avalia o conhecimento do participante sobre biologia.
Tema:Ecologia.
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JOGO 56: BINGO ANIMAL
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Participantes: 40
Peças: 10 cartelas, 30 cartas, marcadores
Estratégia: É um jogo de bingo que possui animais ao invés de números. Ganha quem preencher primeiro a cartela.
Tema: Os animais e suas características. Voltar para o topo
JOGO 60: CAÇA AO DESTRUIDOR

Faixa Etária: 15 a 17 anos
Participantes: 3
Peças: 1 tabuleiro, 51 cartas e manual
Estratégia: Através de perguntas e respostas, tentar capturar o destruidor do ecossistema brasileiro.
Tema: Ecossistemas Brasileiros
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JOGO 71: DADO ANIMAL
Faixa Etária: A partir de 14 anos
Participantes: 2 a 5
Peças: 1 dado, 50 cartões com perguntas, 1 texto sobre os animais, 1 placar, 1 ampulheta e manual.
Tema: Classe dos animais Voltar para o topo
JOGO 82: XADREZ DA TEIA ALIMENTAR
Faixa Etária: A partir de 13 anos
Participante: 2
Peças: 1 tabuleiro, 1 dado, 1 aparador de dado, 69 fichas e manual.
Estratégia: É um emocionante jogo de xadrez, que mostra ao participante o funcionamento da teia alimentar.
Tema: Teia alimentar. Voltar para o topo
JOGO 84: BATALHA DOS ECOSSISTEMAS
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Participantes: Dois
Peças: 145 cartas
Estratégia: Através de uma disputa com cartas, é considerado vencedor, o jogador que tiver mais cartas de ecossistemas baixadas em sua mesa sem estar destruídas. O jogo acaba quando as cartas que devem ser compradas acabam.
Tema: Desenvolvimento de conceitos sobre ecossistemas e seus animais. Voltar para o topo
JOGO 88: GINCANA DA CÉLULA ANIMAL
Faixa Etária: A partir de 13 anos
Participante: 2 ou mais
Peças: 2 bases, transparências, cartas e manual.
Estratégia: É um jogo de perguntas e respostas, que ganha quem montar primeiro a célula.
Tema: A célula animal e suas principais organelas. Voltar para o topo
JOGO 90: AVE MANIA
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Participante: 2 ou mais
Peças: 50 cartas e manual.
Estratégia: É um emocionante jogo de Super Trunfo, onde quem ganha é o jogador que ficar com todas as cartas do baralho.
Tema: Aves brasileiras. Voltar para o topo
JOGO 95: SEXO ANIMAL
Faixa etária: acima de 14 anos
Participantes:
Peças: 1 tabuleiro, 5 pinos, 1 dado, 75 cartões com perguntas e respostas
Estratégia: os jogadores devem responder uma pergunta de cada assunto e quem conseguir maior número de acertos é o vencedor.
Tema: Zoologia de vertebrados. Voltar para o topo
JOGO 102: JOGO DE ECOLOGIA
Faixa etária: Alunos do ensino médio em diante.
Participantes: Grupos de cinco pessoas ou grupos maiores (de acordo com as características da turma, objetivos ou disponibilidade de tempo, de acordo com os critérios do professor).
Peças: 110 fichas (com perguntas e respostas relacionadas ao tema), 110 pontos.
Estratégia: o jogador que começa deverá fazer a pergunta ao próximo jogador e , se este acertar, ganha um ponto. Se a resposta for incorreta, a questão é feita ao próximo jogador e assim por diante (se este também errar), até que volte ao primeiro, que não receberá pontos e fará a próxima pergunta novamente. Ganha quem fizer mais pontos.
Tema: Ecologia geral. Voltar para o topo
JOGO 104: JOGO DA CADEIA ALIMENTAR
Faixa etária: A partir de 13 anos
Participantes: 4 participantes (duas duplas)
Peças:
Estratégia: O jogo vale 12 pontos e é composto por até três rodadas (cada uma pode valer 3, 6 ,9 e até 12 pontos). Em cada rodada, os jogadores mostram uma carta, sendo que a vira é a carta que definirá as manilhas. Ganha a dupla que atingir 12 pontos primeiro.
Tema: Cadeia alimentar (como funciona e como é importante seu equilíbrio).
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JOGO 110: DICA ANIMAL
Faixa etária: A partir de 14 anos
Participantes: 3 a 7 jogadores
Peças: 11 cartelas com dicas, 6 peões, 15 fichas vermelhas, 1 ficha azul, 1 tabuleiro
Estratégia: Os jogadores devem reconhecer os bichos, através de uma série de dicas.
Tema: Fauna Voltar para o topo
JOGO 111: BIOMASTER
Faixa etária: A partir de 13 anos
Participantes: 2 a 9 jogadores
Peças: 45 cartas de perguntas, 9 fichas e 1 tabuleiro
Estratégia: Responder as perguntas das fichas, relembrando conceitos de biologia.
Tema: Conceitos de Biologia Voltar para o topo
JOGO 122: PERGUNTAS E RESPOSTAS
Faixa etária: A partir dos 14 anos
Participantes: 2 jogadores
Peças: 81 cartas, 1 tabuleiro, 1 dado, uma ampulheta e 2 pinos
Estratégia: Percorrer o tabuleiro e chegar ao fim primeiro.
Tema: Biologia Voltar para o topo
JOGO 130: CURIOSIDADES DA FAUNA E FLORA
Faixa etária: A partir de 13 anos
Participantes: 2 a 4 jogadores
Peças: 1 tabuleiro, 178 fichas com respostas e 8 pinos.
Estratégia: vence o jogo quem primeiro colocar suas fichas no centro do tabuleiro.
Tema: Fauna e Flora
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JOGO 140: VOCÊ CONTRA ZOONOSES
Faixa etária: A partir de 15 anos
Participantes: 02 ou 04
Peças: 01 tabuleiro, 17 cartas de perguntas e respostas e 02 fichas
Estratégia: Para avançar uma casa, deverá ser respondida uma pergunta do monte feita pelo adversário. Caso o participante dê a resposta errada, este permanece na mesma casa. A seguir, quem estava respondendo, faz a carta de perguntas, respondida corretamente ou não, ela deve ser devolvida ai final do monte de cartas.
Tema: Zoonoses Voltar para o topo
Jogo 148: TWISTER ECOLÓGICO

Faixa etária: Alunos do 3º ano do Ensino Médio
Participantes: Máximo 4 pessoas
Peças: 1 roleta, 1 tabuleiro, folhas de perguntas, 2 bichinhos, 29 cartas com imagens de bichos.
Estratégia: O jogo tem como objetivo a revisão das matérias voltadas para o vestibular de uma forma divertida.
Tema: Fisiologia Voltar para o topo
JOGO 158: SELF SERVICE
Faixa etária: Acima de 15 anos
Participantes: 6 participantes, sendo 5 jogadores e um mediador
Peças: 1 tabuleiro, 5 peões, 1 roleta, 275 fichas
Estratégia: Cada jogador escolhe o peão pára representa-lo no jogo, cada casa do tabuleiro conta com um desenho corresponde a um grupo de alimento, o primeiro jogador deve posicionar seu peão sobre a primeira casa e deverá escolher um alimento pertencente aquele grupo sobre qual responderá uma pergunta.
Tema: Nutrição Voltar para o topo
JOGO 160: DISPUTA ENTRE OS REINOS
Faixa etária: A partir de 14 anos
Participantes: De 2 a 4 jogadores
Peças: 1 tabuleiro, 1 dado, 40 moedas, 1 roleta, 3 sapos, 4 bonecos, 20 cartas (quem sou eu). 50 cartas (reino vegetal), 50 cartas (reino animal).
Estratégia: Responder o maior número de perguntas para chegar primeiro no final.
Tema: Reino vegetal e reino animal Voltar para o topo
JOGO 162: BINGO DA FLORESTA

Participantes: de 3 a 20
Faixa etária: Acima de 14 anos
Peças: 1 globo bingo, 1 tabuleiro para marcação dos números já contados, 100 bolinhas, 30 cartões de perguntas, 20 cartelas para bingo, manual.
Estratégia: Completar a cartela totalmente, de forma que anteriormente responda corretamente as perguntas.
Tema: Florestas Voltar para o topo
Jogo 169: O CAMINHO DO CONHECIMENTO
Faixa etária: A partir de 13 anos
Peças: 1 tabuleiro, 1 dado, 4 pinos, 6 bichinhos sendo 3 leões e 3 tartarugas, 72 cartas, 40 vermelhas e 32 pretas.
Participantes: de 2 a 4 participantes
Estratégia: Oferecer informações sobre biodiversidade, flora e fauna brasileira.
Tema: Flora e fauna brasileira. Voltar para o topo
Jogo 170: MUNDO CIÊNCIA
Faixa etária: A partir dos 14 anos
Participantes: 8 jogadores, divididos em 2 grupos com até 4 jogadores em cada grupo
Peças: 1 tabuleiro, 120 cartões com perguntas e respostas alternativas, dividido por cor, sendo que cada cor corresponde a uma área se conhecimento
Estratégia: Cada representante irá jogar o dado pra saber quem irá começar a jogada. Iniciará a jogada aquele que obtiver o maior numero do dado, caso sejam sorteados números iguais do dado, o sorteio se repetirá até que cada integrante consiga um numero diferente do outro. O jogador pegará a carta referente ao numero do dado o qual está vinculado a uma área do conhecimento. A pergunta e as respostas serão lidas pelo representante do grupo que iniciou a jogada para o representante e os integrantes do outro grupo que estiver ao seu lado.
Tema: Ciências Voltar para o topo
Jogo 178: DAMA ECOLÓGICA
Faixa etária: a partir dos 14 anos
Participantes: 2
Peças: 1 tabuleiro, 12 pinos azuis e 12 pinos amarelos, 50 cartas de perguntas e respostas.
Estratégia: é um jogo de dama, onde o participante deve eliminar o maior numero de peças do adversário, respondendo corretamente todas as perguntas, vencerá o jogo.
Tema: Biologia Geral
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Jogo 182: BRASIL, MUITO LOUCO

Faixa etária: a partir de 14 anos
Participantes: 5
Peças: 1 tabuleiro, 30 cartas com perguntas, 20 cartas para os micos e 1 ampulheta
Estratégia: conhecer as regiões do Brasil, presentes no tabuleiro, e suas diferenças biológicas e sociais. Vence o jogo o participante que terminar com a região mais conservada e não aquele que tiver o maior número de cartas.
Tema: Conservação Voltar para o topo
Jogo 236: Bingo Ecológico
Faixa etária: Acima de 14 anos
Participantes: Até 50 jogadores
Peças: 63 cartões com perguntas, 50 tabelas e 1 pote de feijão.
Estratégia: A pergunta sortida é lida em voz alta, o aluno que tiver a resposta na cartela marca com um feijão. Ganha quem completar a cartela primeiro.
Tema: Sucessão Ecológica, Competição e Cadeia Alimentar. Voltar para o topo
Jogo 242: Cruzadinha Ecológica
Faixa etária: A partir de 14 anos
Participantes: 4 duplas
Peças: 1 tabuleiro, 8 fichas com dicas das palavras cruzadas, 8 fichas de respostas, 2 peões, 1 dado, 1 ampulheta, 4 canetinhas coloridas, 10 esponjinhas mágicas, 8 folhas com palavras cruzadas.
Estratégia: Responder corretamente o maior numero de conceitos de ecologia e educação ambiental, marcando pontos com isso.
Tema: Ecologia e Educação Ambiental Voltar para o topo



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